Olá, minhas moças e moços micropigmentadores!!

 

Vocês são apaixonados por micropigmentação de lábios, mas simplesmente cometem erros que, às vezes, vocês nem fazem ideia de porquê eles aconteceram? Então, se você é um destes profissionais, este post é pra você!

 

Aqui, você vai saber quais são os principais erros na micropigmentação de lábios que grande parte dos micropigmentadores cometem. Mas calma… muitas vezes, esses erros acontecem sem você nem mesmo entender o que exatamente fez de errado, seja por insegurança nas técnicas aprendidas ou por estar desatualizado nas novidades da área ou até mesmo por não ter o domínio perfeito do dermógrafo.

 

Também, vou compartilhar dicas importantes de como evitar esses erros. Se você já foi um dos meus alunos no Curso Micro Rejuvenate Lips & Eyes, tenho certeza de que vai se lembrar de técnicas bem interessantes que transmiti durante o curso. E se você não foi meu aluno neste curso, vai ter a oportunidade de ler sobre alguns dos conhecimentos mais importantes que fazem parte desse leque de aprendizados.

 

Mas antes, deixa eu contar sobre o que eu pensava antigamente e o que as técnicas labiais representam hoje para mim…

 

Minhas experiências com micropigmentação de lábios

 

Eu faço trabalhos em lábios desde quando comecei a atuar na área da micropigmentação, há 12 anos atrás, juntamente com a micro de sobrancelhas. Naquela época, eu não gostava de realizar micropigmentação de lábios, dá pra acreditar? Isso é verdade… Eu definitivamente não achava os resultados bonitos! Aqueles contornos bem marcados, escuros, me deixavam insatisfeita. Não existiam técnicas e nem variedade de pigmentos que proporcionassem resultados próximos aos lábios naturais.

 

Em torno de 3 anos para cá, começaram a ser criadas novas cores para essa finalidade na indústria de pigmentos. Também, novas técnicas de implantação de pigmentos na pele foram sendo desenvolvidas pelos grandes profissionais da micropigmentação. Estas técnicas foram se tornando tão eficazes, que as clientes ficam mesmo com uma aparência muito natural, como se a boca delas realmente fosse mais coradinha. Mas eu ainda tinha insegurança quanto aos resultados da micro de lábios.

 

Foi aí que senti necessidade de procurar por especializações nestas técnicas, pois quanto mais o tempo passava, mais aumentava a demanda de clientes que vinham até a minha clínica em busca deste procedimento. E não é que no decorrer desse processo de aperfeiçoamento eu acabei descobrindo uma nova paixão?

 

Aquilo que antes era um desconforto pra mim, devido aos resultados que eu não gostava, acabou se tornando algo que eu amo fazer tanto quanto sobrancelhas!

 

Então, minha gente, o que eu quero dizer com as minhas experiências é que estas técnicas, de fato, vieram pra ficar! E também, para conquistar mais clientes que querem ter lábios lindos! A micro de lábios está caindo gradualmente no gosto das pessoas e aumentando a demanda por este serviço. Muitas técnicas lindas estão ganhando espaço, como o preenchimento de lábios, efeitos em 3D, efeitos de volume, as correções e definições de design… Tudo isso está ganhando visibilidade no país e está conquistando a confiança de quem sonha em ter lábios mais bonitos.

 

Outra coisa que eu adoro é que as técnicas de implantação de pigmentos disponíveis hoje estimulam no organismo a produção de colágeno. Isso faz com que os lábios fiquem mais sedosos, aveludados, mais hidratados… Ou seja, aquelas pessoas que têm os lábios mais ressecados sentem uma diferença muito legal na hidratação e sedosidade dos lábios, o que deixa o resultado muito mais satisfatório.

 

Por tudo isso é que eu posso dizer que a micro de lábios é uma tendência que vai crescer muito durante este ano de 2018 e nos próximos. Portanto… você está preparado para atender a esta demanda?

 

 

Anamnese – Por que você não pode negligenciar?

 

Um ponto de extrema importância na micropigmentação de lábios é a realização da anamnese. Em uma conversa franca e detalhada, você precisa fazer um levantamento de informações da sua cliente. Todo o histórico de doenças e características pessoais do organismo dessa pessoa precisa se enquadrar em tópicos indispensáveis para realizar o procedimento com segurança.

 

Lembre-se sempre: um dos principais erros de um micropigmentador é realizar o procedimento em uma pessoa que não está em plenas condições de saúde. Isso pode desencadear uma série de incômodos para a cliente e uma reputação duvidosa na sua carreira. Tenha muito cuidado com isso!

 

Um dos principais fatores de complicações são a incidência de herpes de boca. É preciso um cuidado redobrado com essas clientes, para que se faça um tratamento adequado. Se você descobriu na anamnese que a cliente tem histórico de herpes, oriente que procure um dermatologista para fazer o tratamento de supressão do vírus. Muitas vezes as pessoas acham que estão livres do vírus porque manifestaram uma única vez e acham que não têm mais o vírus no corpo e que ele não vai mais se manifestar. Em quem tem o vírus, o procedimento de lábios provavelmente vai provocar o surgimento de novas feridas na boca, porque o procedimento causa a queda na imunidade dessa região, deixando-a mais suscetível às lesões de herpes.

 

Herpes labial
Herpes labial

 

Erros mais comuns na micropigmentação de lábios e como evitá-los

 

1 – Erros na escolha da cor em lábios escuros: A colorimetria é um conhecimento indispensável neste caso, pois lábios mais escuros requerem uma tonalidade adequada, de acordo com o objetivo que se deseja alcançar. Dependendo do tom da pele dos lábios, o pigmento vai sofrer alterações no resultado, portanto, é preciso ter domínio perfeito das técnicas de pigmentologia e colorimetria para conseguir chegar ao efeito desejado.

Micropigmentação de lábios: Erro de contornos, tonalidade e manchas
Micropigmentação de lábios: Erro de contornos, tonalidade e manchas

2 – Profundidade da agulha: Profissionais que têm a mão muito pesada podem causar escurecimento dos pigmentos, provocando manchas nos lábios. Um fator muito comum que pode causar manchas é o sangramento. Nesses casos, você precisa perceber se não está pressionando demais o dermógrafo contra a pele e gerando lesões profundas. Além disso, em casos onde acontecem sangramentos, é necessário limpar o sangue imediatamente, pois ele contém uma tonalidade intensa que altera a cor do pigmento e, consequentemente, o resultado da micro.

 

3 – Angulação da agulha: É mais um erro muito comum, causado em situações onde a agulha não está bem angulada na linha dos contornos. Devido a isso podem haver alguns borrões em torno do lábio. Evitar este erro é possível com o posicionamento correto do dermógrafo formando um ângulo de 90º com a pele.

 

4 – Pigmentar lábios muito ressecados: Lábios que estão muito ressecados precisam fazer um tratamento para poder pigmentar. É necessário hidratá-los previamente, durante um período de 7 a 15 dias, dependendo do grau de ressecamento. Caso contrário, você só vai machucar ainda mais a boca da sua cliente e não vai ter um bom resultado.

 

5 – Escurecimento do contorno da boca: Este erro é muito comum por falta de conhecimentos do profissional que está fazendo, por conta da profundidade da agulha, ou até por não se atualizar nas técnicas de lábios. Assim como no item nº 2, o contorno também precisa ter a pressão adequada do dermógrafo para que não fique mais escuro que o restante do lábio.

Micropigmentação de lábios: Erro de contorno labial
Micropigmentação de lábios: Erro de contorno labial

6 – Sair demasiadamente do limite do lábio: Este é um erro que causa uma aparência estética muito esquisita. Nós podemos, sim, sair um pouquinho dos limites dos lábios para conseguir um efeito de aumento na boca, mas não podemos exagerar. Alguns profissionais acabam deixando um resultado muito esquisito, tipo boca de palhaço, que não proporciona um efeito natural e esteticamente bonito.

 

Sobre cuidados no período de cicatrização

 

É importante que você dê muita informação à sua cliente. O período de cicatrização é fundamental para que haja sucesso no resultado do procedimento. A micropigmentação de lábios requer um cuidado muito grande. Você precisa mesmo dominar o dermógrafo, a fim de não machucar demais a pele e causar uma lesão demasiada.

 

Nos primeiros dias, é normal que os lábios fiquem um pouquinho inchados, variando de pessoa para pessoa. Depois, se forma uma casquinha que não deve ser arrancada. Durante o período cicatricial, os lábios vão voltar ao tamanho natural e a casquinha vai cair sozinha. Nesse período é importantíssimo manter os lábios muito bem hidratados com uma pomada cicatrizante adequada. Você também deve orientar a sua cliente a evitar beijos, movimentos bruscos (como sorrisos ou abertura excessiva da boca durante a alimentação, por exemplo), consumo de bebidas e alimentos muito quentes, o uso de maquiagens e também durante a noite, para que não haja atrito com o travesseiro, especialmente enquanto os lábios ainda estiverem com a casquinha.

 

Na foto abaixo, retirada da internet, você consegue ver a evolução do processo de cicatrização de uma micropigmentação de lábios:

 

Micropigmentação de lábios: processo de cicatrização
Micropigmentação de lábios: processo de cicatrização

 

A micro de lábios dura de 2 a 4 anos, dependendo do tipo de pele e dos hábitos de cada cliente. Já o período de cicatrização, demora de 30 a 45 dias para a cor se estabilizar e 60 dias para cicatrizar completamente. É importante você respeitar o período cicatricial de no mínimo 60 dias para, posteriormente, fazer uma análise do resultado alcançado e avaliar se será necessário fazer algum retoque.

 

Envie suas dúvidas!

 

A micropigmentação de lábios é um procedimento que está sendo cada vez mais procurado nas clínicas de estética. Por haver poucos profissionais no mercado, muitas clientes podem sentir vontade de fazer o procedimento, mas desistirem por medo dos resultados.

 

Com a crescente demanda, há uma oportunidade de você dar um novo rumo na sua carreira, se especializando também neste procedimento. Se você já trabalha com dermógrafo e já conhece técnicas básicas, é possível se aperfeiçoar e conquistar um novo público para o seu negócio!

 

O Curso Micro Rejuvenate Lips & Eyes foi desenvolvido com uma metodologia de ensino baseada em programação neurolinguística. Se você tem o objetivo de expandir os horizontes da sua carreira na micropigmentação, acesse a página do curso clicando aqui. Neste link você vai encontrar todo o conteúdo programático e os diferenciais do curso.

 

Se você tem dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, vai ser uma honra conversar com você e transmitir o meu conhecimento e a minha paixão por este procedimento tão lindo!

 

Você gostou deste artigo? Então, clique aqui e compartilhe com seus amigos no Facebook.

 

Para ficar por dentro de tudo que rola no universo da micropigmentação e dos próximos cursos ministrados por mim, siga @cursosarianenovello no Instagram!

 

Um super beijo e até o próximo artigo.

 

392